segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Espártaco

de Howard Melvin Fast

Foi enquanto esteve preso (durante três meses em 1950, por contestar o Congresso Estadunidense) que Howard Fast começou a escrever esta que se tornou a sua obra mais famosa.

O livro é uma biografia romanceada de Espártaco, o gladiador, que liderou uma das mais duradouras revoltas de escravos do Império Romano, ocorrida em 71 AC. Trata-se de uma ficção unida aos fatos históricos, uma adaptação livre do que foi contado pelos historiadores romanos. Tanto é que faz uma ótima descrição da sociedade romana da época.
"(...) Esta é uma história de homens e mulheres corajosos que viveram há muito tempo atrás, cujos nomes jamais serão esquecidos. Os heróis desta história estimaram a dignidade humana e viveram nobremente. Eu a escrevi de modo que aqueles que a lerem, tanto minhas crianças quanto as outras, possam tirar forças para o nosso futuro conturbado e possam enfrentar a opressão e o erro -- então o sonho de Espártaco poderá vir a se realizar em nosso próprio tempo." -- palavras do próprio autor.
Temperado com muito sexo e sangue, após a leitura fica na boca um gosto de liberdade.

2 comentários:

  1. Parece-me um tanto quanto interessante o livro, porém tenho medo de livros que não retratam a atualidade pois como saberemos a veracidade dos fatos? Mas como a literatura cria e transforma, se preocupar com o real é quase impossível, mesmo nos livros de não ficção, a verdade é quase inatingível na literatura, já que o livro tem um pouco do autor e o autor tem todo de si mesmo.

    Bem, quanta enrolação não?
    Acho que estou escrevendo tanto por ter perdido minha voz!

    Beijos,
    Amanda.

    ps. Tente substitutir a letra v pela letra c do tpitulo do blog, é assustador!o.0

    ResponderExcluir

TODO SUJEITO É LIVRE PARA CONJUGAR O VERBO QUE QUISER!