segunda-feira, 19 de novembro de 2007

X Encontro Mineiro de Estudantes de Letras

No último feriadão; entre os dias 15 e 18 de novembro houve em São João del-Rei, mais precisamente no Campus Dom Bosco da UFSJ o X Encontro Mineiro de Estudantes de Letras - EMEL. O tema do Encontro deste ano, VERTENTES CULTURAIS: ESPAÇOS DISCURSIVOS, fez jus ao que foi mostrado em suas palestras, mesas-redondas, comunicações, mini-cursos e oficinas: o diálogo entre diferentes mídias -- como, Música, Cinema, Histórias em Quadrinhos e a própria Literatura -- e a valorização da Cultura no seu sentido mais amplo. A organização do evento ganhou os meus parabéns.

Logo de início, fiquei maravilhado com a cidade. As ruas barrocas do centro histórico, os sinos das igrejas anunciando cada hora, a poesia impregnada em cada pedra de cada ponte, fizeram-me desejar ficar por lá para sempre. Mas como nem sempre podemos fazer o que desejamos, o jeito foi aproveitar ao máximo estes quatro dias. Nos quais estudantes de Letras e profissionais da área puderam trocar experiências e informações valiosas sobre assuntos acadêmicos, sociais e culturais. Sem contar o prazer de conhecer pessoas de diferentes lugares e instituições -- da UFMG, da UFOP, da Unimontes, da própria UFSJ e, pasmem, até mesmo da UFRJ -- e fazer novas amizades, as quais espero serem duradouras.

Não direi que foi tudo perfeito, pois não foi. Quando a sensação inicial passou, houve momentos que não estava mais agüentando ficar por lá. Queria estar em casa; minha própria cama e meu próprio banheiro. Porém eu resisti. E saí lucrando muito com isso. Enfim, apesar das noites mal dormidas, do barulho e falta de bom senso de certas pessoas da delegação de certa universidade (que não direi qual é, para evitar aborrecimentos) e outros dissabores, foi tudo muito bom.

Repito: não foi perfeito. Mas quem é que, em sã consciência, joga fora uma panela inteira de comida boa, preparada com tanto carinho, só por que queimou um pouco o fundo?

PS.: Seguindo a sugestões para conclusão deste texto, faltou dizer a seguinte metáfora: Boa mesmo, só a tradicional comida mineira. ^_~

7 comentários:

  1. bom trabalho!!
    cada palavra conseguiu expressar mto bem tudo aquilo que eu também senti...
    gostei mto de te conhecer...e espero não perder o contato!!

    ResponderExcluir
  2. Bom...é como dizem: "nem tudo é perfeito"...
    O encontro em si foi ótimo, mas sempre haverão aqueles aborrecimentos...
    Tudo bem, afinal a maior parte dele haverá de ser uma ótima lembrança!!!
    ^^

    ResponderExcluir
  3. non comprou nenhuma blusa de lã pra dona lazara?!
    xD

    ResponderExcluir
  4. Bem, tudo que é perfeito tem seus pequenos defeitinhos...é para dar mais sabor!

    ResponderExcluir
  5. Pra mim, toda a parte realmente mineira do evento foi perfeita.

    ResponderExcluir
  6. É verdade!! Aquela cidade cheirava poesia, tanto é que voltei e fiz uma!! Confere la no meu blog.

    bjs

    ResponderExcluir
  7. fico boba de ver como Minas valoriza nossa cultura literária.

    os mineiros deveriam ensinar a fórmula para os demais estados e governantes.

    beijos e boa semana,

    MM.

    ps: obrigada por sua gentil visita!!!!!!

    ResponderExcluir

TODO SUJEITO É LIVRE PARA CONJUGAR O VERBO QUE QUISER!