quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Lembrai do 5 de Novembro

por Vinícius "Elfo" Rennó

Não sei se as leitoras e os leitores perceberam, mas o aniversário de dois anos do Devorador quase passou em branco. Digo "quase" pois, em virtude disso, decidi fazer proveito e mudar a data de sua comemoração para o 5 de novembro, hoje.


Por quê? Ora, para mim essa data é muito mais significativa do que a anterior e, por isso, muito mais fácil de ser lembrada. Isso se deve especialmente por causa de um certo romance gráfico, um dos primeiros a serem adaptados para o cinema. Refiro-me ao "V de Vingança" (V for Vendetta, no original), de Alan Moore.

Esta obra literária fala de uma possível Inglaterra sob um regime facista. Onde surge um terrorista (ou seria um herói?) mascarado, decidido a derrubar o governo e devolver a liberdade ao povo. Inspirado em Guy Fawkes, este personagem autodenominado "V" pretende explodir o Parlamento Inglês na mesma data que aquele tentou: 5 de novembro. Para provar que "o povo não deve temer seu governo, seu governo deve temer o povo". Mas no meio do seu caminho ele conhece a bela Evey.

Falar mais tiraria o prazer de quem ainda não leu o livro ou assistiu ao filme, que são ambos deliciosos como chocolate meio-amargo. Portanto termina assim o relato e fica aqui a indicação.



Voltando ao assunto inicial, este blogue já completou dois anos. Não parece muito, mas na blogosfera isso já alguma coisa, visto que a maioria das pessoas para de postar logo nos primeiros meses. Até mesmo este que vos escreve já passou por altos e baixos, ficando longos períodos sem escrever algumas vezes. Entretanto, continuo aqui. E sou grato a todos que me lêem e fazem desse pequeno exercício de escrita valer a pena (ou, no caso, valer o teclado).

6 comentários:

  1. O filme é muito bom.
    Uma pena, não vender o livro aqui em Belém. E juro que não confio em sites de compras online. :S

    ResponderExcluir
  2. Contemporartes07/11/2009, 00:10

    Olá devorador de livros, seu blog foi indicado pelo contemporartes (http://contemporartes-contemporaneos.blogspot.com) para o prêmio Kreativ Blogger. Confira no nosso blog as instrucoes. Abracos equipe Contemporartes

    ResponderExcluir
  3. Nunca tinha asistido ao filme, até o último 5 de novembro. Me pergutava sempre: "o que esse sorriso quer dizer?". Fiquei movida pelo filme. Não filme: efeitos especiais, sons, atores, cenas...mesmo que isso tudo seja essencial pro transcorrer do filme, o mais importante pra mim é o que fica dele, como um livro. Quando terminei de assistir, ao lado de uma pessoa que amo, me deu vontade de recomeçar um mundo ali e senti uma grande inveja dos que tem um foco e conseguem ir alem das idéias e das máscaras. Alias, esse filme me trouxe realmente muitas sensações. Uma delas foi a "mascarização" da vida. Repito: "tudo isso é bobagem", "mas faz parte". E a vingança? e a injustiça? é algo que sempre pensei: "até quando a humanidade vai aguentar esse ácido na sua vida? se roendo pouco a pouco...a gente aguenta?". Eu não aguento. Medo, incapacidade, prisões...é, esse filme mexeu comigo. Preciso revê-lo. E não lembremos apenas o 5 de novembro, todo dia é pra ser lembrado, a cada dia há Vs novos e a alavanca, quem(s) vai puxar?

    ResponderExcluir
  4. Sempre passo por esse blog maravilhoso mas nunca crio coragem pra deixar um comentário. Hoje criei coragem e casou com a paixão que sinto por esse filme (e livro)que você comentou. Gostaria de deixar meus parabéns pelos 2 anos de blog e peço humildemente que não abandone esses fãs anônimos. :D

    ResponderExcluir
  5. Grande achado o seu blogue. Amei as dicas...tomara que continue a escrever sempre e nos agraciar com suas palavras. Beijão
    drika

    ResponderExcluir
  6. Realmente inpirador!

    ResponderExcluir

TODO SUJEITO É LIVRE PARA CONJUGAR O VERBO QUE QUISER!