quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Devaneios e Divagações


Não, este não é o título de mais um livro que devorei. Trata-se apenas de um pequeno desabafo que gostaria de deixar aqui registrado.

Nas duas últimas semanas não li livro algum. O que me incomoda um pouco. Porém sempre leio alguma coisa todos os dias. Esta coisa pode ser um jornal, um blog, uma revista em quadrinhos ou mesmo a revista Veja. Não importa. Desde que se tenha em mente o que se quer tirar da leitura.

Como já dizia um respeitável professor que tive durante grande parte do 'colegial' (equivalente ao atual Ensino Médio): "Para sermos bons escritores, antes devemos ser bons leitores". Sábias palavras. Mas pensar que me tornarei um bom escritor só pelo fato de ler muitos livros seria o mesmo que achar que me tornarei um craque no futebol após assistir a muitos vídeos do Pelé ou do Garrincha driblando e fazendo gols (e olha que sou uma negação para qualquer esporte)! É necessário prática. Creio que seja este o principal motivo pelo qual criei este blog. Isso não quer dizer que não praticasse a escrita em outro lugar, como um caderno, por exemplo. Porém através do blog é possível um retorno imediato do leitor, que, de certa forma, aponta pra mim através dos comentários, onde estão os erros e os acertos que devem ser mudados ou mantidos. Isso mesmo, você não entendeu mal, alguns erros devem ser mantidos tanto quanto os acertos. Pois revelam a individualidade do escritor. Além de provocar a simpatia de alguns leitores.

Enfim, este post é so para preencher um "espaço vazio". Para dizer que não li nada de interessante esta semana. Espero que não tenham ficado desapontados. Até próxima semana lerei algo e escreverei sobre o que achei. Ou não.

2 comentários:

  1. Vinicius, às vezes é bom a gente não ler nada, dar um tempo. É aí que as idéias que absorvemos de leituras anteriores têm tempo de fermentar. O blog ajuda muito no exercício da escrita, sim, você tem razão. Tenho pra mim que isso é possível porque, antes de treinar a escrita, o blog nos ajuda a refletir. Vou passar por aqui mais vezes. Como você, sou uma "devoradora" de livros...

    ResponderExcluir
  2. Oi, Vinicius!

    Cheguei ao seu blog, através de um outros tantos blogs. Sabe aquelas indicações de um que você visita, que indica outro, que indica outro etc.? Pois é... nem sei mais o inicio do fio da meda. Porém, está sendo (e será daqui por diante) um prazer visitá-lo.
    Sou adepta à ideia de que tudo merece ser feito com prazer e sem cobranças. Se não leu, algum motivo espécial teve para isso. Então, relaxe. E retome, continue quando os empecilhos não mais existirem.
    Bom domingo!

    ResponderExcluir

TODO SUJEITO É LIVRE PARA CONJUGAR O VERBO QUE QUISER!