segunda-feira, 29 de setembro de 2008

A hora e a vez de Machado de Assis

por Vinícius "Elfo" Rennó

Às quatro horas da madrugada do vigésimo nono dia de setrembro de 1908, há exatamente um século, faleceu aquele que foi e ainda é considerado um dos maiores escritores brasileiros: Machado de Assis. Uns o glorificaram, outros o repudiaram e há aqueles ainda que sequer souberam de sua existência. Ou, pelo menos, não sabiam até este ano, também marcado pelo centenário de nascimento de outro dos grandes das letras nacionais: Guimarães Rosa. Muita coisa foi dita e desdita a respeito das obras de ambos de lá pra cá.

Posso estar enganado, mas mesmo em Minas Gerais, pareceu-me que houve uma tendência a se falar mais do carioca do que do mineiro. Então me pergunto o porquê de haver uma maior comoção pelo Bruxo do Cosme Velho. Seria por conta da linguagem usada pelo autor do "Grande Sertão: Veredas", considerada cheia de obstáculos quase intransponíveis para alguns leitores, pois não encontram ali a língua escrita consagrada? Ou seria, talvez, por causa do fato de o autor de "Memórias Póstumas de Brás Cubas" ter vivido na então capital do país; um lugar de visibilidade? Não. Cada um usou a linguagem e o ambiente próprios de suas respectivas regiões e épocas para criarem suas histórias, que nem por isso deixam de ter o seu caráter universal. Então, por quê?

Creio que o principal motivo seria que a obra machadiana teve mais de um século para ser lida, relida, criticada, analisada e adaptada para outros gêneros e mídias, como, Cinema e Histórias em Quadrinhos. Ou seja, houve muita produção de mateiral a respeito. Não é que não tenha acontecido o mesmo à obra rosiana, contudo acho que ainda há muito o que se falar sobre esta e ainda não tivemos tempo suficiente para digerí-la por completo.

E, antes que haja qualquer briga, registro aqui meu recado aos dois imortais: Joaquim, não me leva a mal, gosto muito do sabor dos teus escritos - chego até mesmo a imitar-te na forma como preparo os meus -, porém eu prefiro a culinária mineira, com suas palavras bem cozidinhas. E, João, fica triste não, sô. Quem sabe não te darão maior atenção em 2067? quando for o TEU centenário de morte? O jeito é cada um esperar a sua hora e a sua vez.

7 comentários:

  1. A hora e a vez da morte...

    Ficou sabendo do congresso sobre os dois que tá tendo aqui na UFMG? Eu queria poder ver as apresentações, mas o tempo (ou a falta dele) não deixa.

    E eu nem sabia que tinha Machado de Assis em quadrinhos...! Achei o máximo! Vc acha que Guimarães Rosa seria mais difícil adaptar pra quadrinhos?

    ResponderExcluir
  2. Excelentes palavras meu caro!
    Confesso que me senti atingido por sua suave repreenda àqueles que não prestigiam a obra do Arauto das Areias Sertanejas... Tomarei teu texto como um ponto de partida a ares novos.
    E, como sempre, tua composição literária continua impecavelmente lapidada. Parabéns ao chêf do "Devorador"!

    ResponderExcluir
  3. Gostei da discussão sobre a comparação entre ambos os autores.

    ResponderExcluir
  4. Vinícius,

    Novamente entrei no seu blog quando me deparei com a última atualização. Simplesmente voce atingiu em cheio os dois maiores autores de que gosto. Nao pude deixar de comentar que a sua visão é inegável. Também tenho muito apreço pela escrita machadiana, talvez até mesmo que pela rosiana.

    è claro que tenho a minha opinião. Não acho que tenham Rosa em menos conta. Pelo contrário: acho que até o valorizam por demais por ter inovado e tornado a linguagem deveras opaca.

    Notei que em algum instante mais próximo do final do texto, voce tende a instaurar certo furor...

    O chef embora goste do tempero mineiro, revela algum apreço pela pimenta e a comida bahiana.

    O chef realmente está com a faca afiada....só posso repetir o comentário anterior::::: EXCELENTE!!!!

    ResponderExcluir
  5. Machado, teve mais repercussão no cenário nacional... foi o fundador da nossa Academia... é mais traduzido lá fora e mais visto nas escolas daqui.. nos livros didáticos e é mais antigo... Temos que dar preferência aos mais velhos...
    Guimarães tem o seu lugar, mas não dá pra negar que esse ano é o do Bruxo e não do Matuto...
    Este, por sinal, terá sua hora...
    Mineiro come pelas beiradas,,,

    ResponderExcluir
  6. Muito bom e informativo tua postagem, parabéns. Só respondendo sobre a questão "como comer no RU e ainda ter uma boa saúde vocal": vc deve se alimentar normalmente balanceando os alimentos de seu dia-a-dia e aqueles mencionados em minhas postagens, o que deve ser buscado é um equilíbrio entre esses tipos de alimento, mesmo porque se vc se alimentar apenas de alimentos levemente abrasivos (como a maçã), vc também poderá ter problemas vocais. Obrigado por comentar, parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  7. Elfo,

    Não vamos ter uma atualização? Cara, os textos desse blog são muito bons...~existe expectativas pelo próximo!!!

    ResponderExcluir

TODO SUJEITO É LIVRE PARA CONJUGAR O VERBO QUE QUISER!